RUTE – PANONORAMA DA BÍBLIA

Home > Estudos Bíblicos > RUTE – PANONORAMA DA BÍBLIA

PANORAMA DA BÍBLIA

O LIVRO DE RUTE 

  

 

O contexto histórico

A tocante história de Rute situa-se no quadro do declínio de Israel, no fim do período dos Juízes. É possível que tenha sido Samuel o escolhido para escrever esta curta narração, no momento em que Davi recebia a unção real, visto que o autor tem o cuidado de estabelecer a ligação genealógica entre Rute e o grande chefe de Israel (confira Rute 4:18-22).

 

 

O tema geral

Admirável contraste: No livro de Juízes, os homens “fazem o que lhes parece mais reto; no livro de Rute, Deus faz o que Lhe parece bom, chamando esta mulher moabita, estranha às alianças e à promessa (confira Deuteronômio 23:3), para entrar na linhagem messiânica (Mateus 1:5), e tomar-se cidadã de Belém.

 

 

Aplicação profética

É uma maravilhosa imagem do plano redentor de Deus: Por amor Ele convida os pagãos, que somos nós, a fazerem parte de Seu povo celeste, porque encontramos em Cristo Aquele que tem “o direito de resgate” sobre nossas almas! (confira Rute 4:1-8 e Apocalipse 5:1-5,9).

 

 

Glossário

1:19
Noemi – Doçura, beleza

 

 1:20

Mara – Amarga, tristeza.

 

 3:12; 4:1,4

Direito de resgate – Em Israel, um escravo podia ser remido por seu parente mais próximo; era esse direito de resgate que Boaz reivindicou em favor de Noemi e de Rute (confira Levítico 25:39-55).

 

 4:1

A porta da cidade justiça – Lugar onde se executava a justiça (confira 3:11).

  

4:7
Tirava o calçado – Confira também Deuteronômio 25:7-9.

 

 

Cortesia:  www.universidadedabiblia.com.br

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.