Reconhecimento MEC

 

Os Cursos de Graduação Teológica  Bacharel,  Mestrado e Doutorado da Universidade da Bíblia ®  são cursos livres,  de caráter  eclesiástico,  ministerial e interdenominacional,  reconhecidos por  Conselhos Federais de Teólogos e por Conselhos Regionais de Teologia.

Na sua totalidade, Faculdades que oferecem Cursos Livres de Teologia no sistema EAD , faz uso de resolução federal que regulamenta e autoriza cursos à distância (Decreto nº 5.622 de 20/12/05) que regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei 9394/96), bem como se ampara legalmente no parecer 241/99 do Conselho de Ensino Superior do MEC, que delibera sobre o funcionamento e abertura dos cursos de teologia no Brasil.

Todos os nossos cursos são de CARÁTER LIVRE. Podem ser ministrado de acordo com as leis que os regulamenta, por isso possuem valor “Eclesiástico”. Nossa escola opta por uma “visão ministerial”. Não temos e nem buscamos o Reconhecimento do MEC.

Os Cursos anunciados nesse site são abertos, livres e à distância. Todos os nossos cursos  não dependem de registro ou autorização do MEC, CAPES, CNE ou do CEE. Oferecemos Cursos Básicos e Avançados como Mestre e Doutor, no entanto todos os cursos são livres e não oficial de Pós Graduações nem com grau de Mestrado ou Doutorado. Cursos livres não são: Fundamental, Médio, Técnico, Tecnólogo, Graduação, Bacharelado, Licenciatura, Habilitação, nível de 3° grau ou Superiores. Os Cursos que têm os nomes de profissões regulamentadas por Lei ou MEC ou de suas disciplinas, são apenas materiais didáticos com o fim de conhecimento e cultura, ajudar em concurso e promoção ao trabalho, complementar carga horária, atualização e aperfeiçoamento profissional ou cultural de livres pensadores. Lembrando que Mestre e Doutor não quer dizer que os cursos contam com a recomendação, autorização ou reconhecimento do CAPES/MEC, ou seja, oficializados pelo Ministro da Educação, como os Oficiais Mestrado ou Doutorado. São realmente CURSOS LIVRES sem qualquer vínculo com o CAPES, MEC ou CNE ou quer dizer Mestrado ou Doutorado oficial do Governo.   Entretanto a Maior quantidade de cursos apresentados no currículo reflete maior qualificação, interesse e dinamismo. Cursos abrem a cabeça, vence a concorrência, promove no trabalho, passa em concursos com mais facilidade, torna a pessoa mais produtiva, querida e desejada pelas empresas.

Como a maioria das pessoas que faz teologia tem o desejo ministerial e não profissional, tais pessoas ainda preferem os Seminários de Livre Orientação e as Faculdades Teológicas, bem mais acessíveis em termos de valor e mais concomitantes com a “visão ministerial”. Isso sem falar das convenções denominacionais que não exigem e em nossa concepção nunca exigirão diplomas reconhecidos pelo MEC, por dois simples motivos:

• O próprio MEC autoriza e regulamenta a abertura de seminários maiores e instituições teológicas de acordo com a orientação religiosa e espiritual que cada instituição adota. Ou seja, composição curricular de cursos teológicos é a cargo de cada instituição e de acordo com suas crenças e orientações religiosas e espirituais;

• Como pode uma instituição qualquer, mesmo tão respeitosa e criteriosa quanto o MEC, regulamentar ou antever a necessidade espiritual das igrejas, das pessoas e das denominações cristãs existentes? Definitivamente a competência no MEC é educacional e não espiritual.

Quanto àqueles que optam por fazer um “curso reconhecido”, grande parte, percebendo que o mercado de trabalho ainda não absorve “teólogos profissionais”, opta por migrar para cursos mais promissores em termos de mercado.

Por isso momento nossa Faculdade opta no momento pela “visão ministerial”.

“Como o ensino militar, o ensino religioso foge às limitações dos sistemas vigentes” (Par. 286/81). Os cursos de Teologia não precisam de autorização do MEC para funcionar. A carga horária fica a critério da mantenedora do Instituto e a grade curricular é livre para obedecer a diferentes tradições religiosas. Com a LDB 9394/96, o Conselho Federal de Educação considera os cursos de Teologia como tendo o objetivo de exercer ofícios eclesiásticos.


A Universidade da Bíblia possui os cursos em teologia no método à distância (livres) obedecendo critérios próprios. Os diplomatas têm caráter eclesiástico na preparação de Ministros do Evangelho e pessoas com interesse no assunto. É muito importante reiterar que a Universidade da Bíblia existe com o propósito de levar conhecimento Bíblico Teológico a todos aqueles que têm sede no saber das Sagradas Escrituras e assuntos relacionados à Teologia . Os professores objetivam a melhor qualidade de ensino teológico e utilizam métodos inovadores , pesquisas e significativa experiência no Campo Ministerial. A instituição não tem objetivo de angariar lucros, ou distribuir sem critérios diplomas, tanto que a instituição é extremamente exigente na correção dos questionários e trabalhos dos alunos matriculados.

Universidade da Bíblia preocupa-se com o seu nome, história, diretoria e corpo docente que objetivam teologia ao alcance de todos, porém com fundamentação bíblica. Afinal, a instituição é Cristã! …

A Diretoria

Universidade da Bíblia ®


Regulamentação Legal

VALIDADE DO CERTIFICADO E LEGISLAÇÃO QUE REGEM OS CURSOS DE TEOLOGIA NO BRASIL

ENSINO A DISTÂNCIA

 A LDB aponta em seu artigo 80, a atribuição do Poder Público o papel de “incentivar o desenvolvimento de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades e de educação continuada”, e no artigo 87, parágrafo 3º, inciso III, diz que “cada município e supletivamente o Estado e a União deverão: realizar programas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também para isto, os recursos da educação a distância.” A Educação Aberta e a Distância encontra-se normalizada no Brasil pelo Art 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996) regulamentado pelo Decreto nº 5.622, de 20 de dezembro de 2005; pelo Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U de 11/02/98); Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998 (publicado no D.O.U de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 (publicada no D.O.U de 09/04/98).

ENSINO LIVRE – AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DOS CURSOS

         Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.   Os Cursos livres não dependem de registro ou autorização do MEC ou do CEE e são para fins culturais, conhecimentos e curriculares. São a distância onde você recebe uma apostila via correio ou E-mail. Estuda e ao final o aluno envia as provas para correção e recebe o certificado. Sendo adicional e opcional, o histórico, o conteúdo de disciplinas e outros documentos. O Art 42 da Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e Lei nº 11.741/08 trataram da Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico. É uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Tendo referência no Decreto Federal nº 2.494/98 e Decreto nº 2.208/97. Independem de autorização dos órgãos de educação para serem oferecidos.  A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade. Tal prática é defendida também pelo artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Confira nos sites:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pces241_99.pdf

 *

“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”. (Rm 12.7)

“O meu povo foi destruido por que lhe faltou conhecimento” . (Os. 4:6).

       

abedassociado

  • http://www.tnad.og jose carlos teles queiroz

    parabéns pelos cursos e oportunidade de educar atraves do ensino da P.
    alavra de Deus, no futuro proxímo todos necessitarão daqueles que tem o conhecimento da palavra e certamente os buscaram para ensinar

  • Eliseo

    PRECISO SABER A CARGA HORARIA DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA. OBRIGADO.

    • http://www.universidadedabiblia.com.br Universidade da Bíblia

      A PAZ! Carga horária de 3420 hs.

  • Telmo Sales

    Espero em breve estar fazendo algum dos cursos também! As informações são esclarecedoras. Que Deus abençoe a todos. Telmo Sales.

  • Rodrigo Cosme

    cursos excelentes

  • Samuel Silva

    Muito esclarecedor esses pareceres legais. Parabéns pela transparência. Sucesso à esta abnegada instituição.

    Pr. Samuel Silva

  • judith quadros

    Hoje estou muito feliz.Recebi meu certificado,carteirinha e histórico,fui aprovada no curso de Bacharel em teologia,excelente material desse curso,cresci na graça e no conhecimento.hoje tenho uma tranquilidade em ler a Bíblia e também ensinar.Muito obrigada por essa oportunidade.recomendo o curso é excelente!!! paz do senhor!Deus os abençoe!

  • Pr. João Batista

    Fiz o curso de bacharelado, por esta instituição abençoada, fiquei muito satisfeito com o conteúdo que enriqueceu muito meu aprendizado. Recomendo a todos que queiram crescer na graça e no conhecimento do Senhor, Material excelente e de preço acessível.Sejam todos bem vindos a esta família.

  • CLOVIS CLAGNAN

    AGRADEÇO A UNIVERSIDADE DA BIBLIA, POR PROPORCIONAR-ME ESTE CURSO, GRAÇAS A DEUS JÁ FIZ A PROVA, SÓ ESTOU AGUARDANDO A CORREÇÃO DA MESMA. FOI UM SONHO REALIZADO TER FEITO ESTE CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA.

  • Valdir de Jesus

    é uma benção encontrar algo tão importante com esse curso para capacitar os servos de deus

  • Nelinaide Canário Bastos

    È com imenso prazer quero fazer parte deste belo trabalho (Universidade da Biblia).
    Estou orando para Deus continue os abençoando.
    Um forte Abraço para todo grupo. Fica com Deus.

  • http://www.igrejadasmissoesmg.com Ciro Alves

    Vocês me beneficiaram muito com essas informações, fico feliz por encontra-los. Paz

  • Eliel dos Santos Cha

    estou muito feliz por fazer parte deste grande aprendizado teológico e preste a me tornar pela humildade de espirito um conhecedor mais eloquente da palavra de DEUS!

    Que DEUS abençoe esta universidade tremendamente pela graça do senhor! tenham a certeza de que não me esquecerei da vossa bondade!A paz de DEUS esteja convosco!

  • http://www.neirivanbrito.blogspot.com Rev.Neirivan Brito

    Existe uma grande necessidade de o Povo de Deus está mais ligado,informado,experimentado,diplomado teologicamente pra que estes possam com maior responsabilidade e conhecimento bíblico e com a chama do Pentecoste acesa e inflamado para unir as vidas em cristo e ganhar o mundo inteiro para Cristo.Por isso eu lhes apresento

    a Universidade da Bíblia,estude ,medite e se capacite melhor e faça a Grande Obra de Deus.

    Apaz do Eterno de Israel,

    Neirivan Brito-Maranhão-Brasil

  • Neuzeli Guevara de O

    A PAZ DO SENHOR, MEUS QUERIDOS QUERO SABER QUAL É A LEI QUE REGULAMENTA O CURSO, PORQUE VI QUE NO CONSELHO FEDERAL DE TEOLOGIA ELES ACEITAM OS CURSOS REGULAMENTADOS SOB. A LEI Nº 1051/69.

    QUERO SABER SE ESSA É A LEI QUE REGULAMENTA OS CURSOS DA FACULDADE DA BIBLIA E UNIVERSIDADE GOSPEL.

    OBRIGADA, FIQUEM NA PAZ.

  • Wagner Ferreira

    A PAZ DO SENHOR, QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA COM VOCÊS, COMO É O PROCESSO DE CONVALIDAÇÃO DOS DIPLOMAS POR VOCÊS ENVIADOS, NAS FACULDADES DE TEOLOGIA QUE

    PRESTA O SERVIÇO DE RECONHECIMENTO PELO MEC E ACEITOS PELO CFT ?

    ESTOU INTERESSADO NO CURSO DE BACHAREL, QUERO TIRAR ESSA DÚVIDA.

    AGUARDO A RESPOSTA.

    QUE A GRAÇA E A PAZ DO SENHOR ESTEJAM COM VOCÊS.

  • http://facebook maria regina souza p

    a paz ! obrigada por existirem e por dar essa maravilhosa oportunidade a quem gosta de aprender sobre as escrituras; sejam abençoados e que o sr Jesus venha nos capacitar cada dia mais para aprender e ensinar a palavra.

  • Daniel linhares

    É com muita alegria que estou cursando teologia na Universidade da Bíblia; apareceu na hora certa e se Deus quiser irei me aprofundar na graduação pois o conteudo é muito bom Deus abençoe esse equipe.

  • Jonatas Macedo

    Graça e paz aos irmãos em Cristo Jesus,amados quero tambem deixar aqui registrado minha alegria por ter encontrado a Universidade da Biblia,creio que foi o Espirito Santo do Senhor que me direcionou assim como a todos os integrantes,pois eu havia começado o curso bacharel em teologia por outra universidade a 2 anos atras mas tive que interromper por isso nao continuei,faltou o dinheiro mas a chama continuou ardendo no peito de mergulhar neste rio de revelaçoes que e a Sagrada Palavra.

    Que o nosso Deus possa contuniar abençoando e inspirando toda diretoria e corpo docente pois grande é a ceará e poucos os ceifeiros,mas atraves da universidade com oração e jejum o Senhor vai sim trilhar o caminho da promessa de cada um de nós.

    Deus abençoe!

  • claudio santos

    boa tarde;;

    pretendo fazer parte desta familia, só em ler alguns depoimento estou ansioso em ser mais um sdos irmão.

  • ramires

    parabéns a todos da universidade biblica, obrigado por nos ajudar crescer na graça e no conhecimento… logo vou adquirir os cursos… fiquem dom DEUS

  • Artemisio Barros

    Quero saber se o material em CD-rom é idêntico ao material disponível para download. Se existem diferenças, quais são? Há diferença de preço entre os dois? Fico aguardando resposta. Este curso muito me interessa.

    • http://www.universidadedabiblia.com.br Universidade da B&ia

      PAZ! O Curso via cd/-rom tem alguns conteúdos extras, porem as apostilas base do Curso são idênticas. Deus te abençoe!

  • Raimundo Filho

    acabo de descubrir (universidade da Bíblia), Rogo ao Senhor que abençoe este grupo Santo, e que cada dia creça e continue dando bons frutos para a obra do todo poderoso na Terra.

    Um forte abraço.

  • PR , ANTONIO ANDRADE

    INACREDITAVEL TERMOS ESTE VEICULO PARA REALIZAR SONHOS
    COMO DE CONCLUIR O CURRINCULOS DOS TÃO DIGNOS OBREIROSPARABÉNS !!!

  • silviocesaroliveirag

    todo o corpo docente está de parabens !

  • junior

    paz! gostaria de saber se com o curso bacharel em teologia,posso fazer integralizaçao ,para ser convalidado pelo mec?
    aatenciosamente junior.

    • http://www.universidadedabiblia.com.br Universidade da B&ia

      PAZ Junior!- Nossos diplomas podem ser convalidados em qualquer Faculdade de Teologia que presta este serviço para reconhecimento pelo MEC, e aceitos pelo CFT – Conselho Federal de Teólogos.

  • Pr. Isaias Reis

    Depois de muitos anos de lamento por não encontrar instituições dispostas a difundir a sã doutrina, através da ministração de cursos teológicos com qualidade ímpar, Deus ouviu minhas orações e me apresentou vocês! Hoje muitos "irmãos" podem ver que é possível capacitar os Obreiros da casa do Senhor a custo acessível, sem abrir mão da qualidade. Os cursos da Universidade da Bíblia são, sem nenhuma sombra de dúvidas, os melhores do momento e eu, particularmente, tenho sido um divulgador

    em potencial, pois o sque é bom deve ser compartilhado! Que as benécias do Senhor possa continuar

    sendo derramada sobre as vossas vidas. Maranata!

  • http://www.adcidadeal.webnode.com.br Pr. Raul Reis

    Temos o imenso prazer em fazer parte desta Família (Universidade da Bíblia).

    Pedimos a Deus sempre por este grupo Santo, par que cresça à cada dia, criando assim meios para abençoar a Igreja de Cristo na Terra.

    Um forte abraço para todos!!