Os sete candelabros de ouro – Menorah

Home > Estudos Bíblicos > Os sete candelabros de ouro – Menorah

O candelabro de sete braços encontra-se ligado à cultura judaica, em Êxodo cap. 25 do livro de Êxodo, do antigo testamento. Lá, encontra-se o detalhamento de uma peça desse tipo a ser confeccionada para o templo, sobre a qual repousaria o Espírito de Deus, de forma que o mesmo é conhecido pelo nome de Menorah.

O menorah dentro do Santo Lugar do tabernáculo era uma obra de beleza extraordinária e consistia em três partes principais: a base, a haste principal e as hastes filiais. Acima da base surgia uma haste vertical e dos dois lados desta haste, saíam três hastes filiais que se encurvam para o lado e acima. Cada uma das seis hastes filiais e a haste central terminavam em um pote feito em forma de uma flor de amêndoa aberta. No mesmo topo as pétalas abertas da flor seguravam uma luminária de óleo. Foram decoradas habilmente a haste central as filiais com aquele mesmo desenho de flor de amêndoa abertos com três em cada haste e quatro na haste central.

A decoração era tão primorosa e detalhada, que Deus ordenou que somente artesãos altamente qualificados e ungidos pelo Espírito Santo poderiam fazer isto. Deus descreve para Moisés como seria essa peça de Ouro veja:

Êxodo 25 – 31;37

“ Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, uma maçã e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.

 

Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.

Nenhuma medida é determinada acerca do seu tamanho exato (quem pode medir a luz de Deus?). As sete luminárias de óleo que descansam nas pétalas de flor estavam como pequenos potes. Uma linha ou pavio de linho eram colocados na luminária, e o fogo nunca poderia apagar (Lv. 24:2).

1 Revelação do Mistério

Depois de toda essa explicação sobre o Candelabro vem a revelação do que seria exatamente os Sete Candelabro de Ouro, eles representam as Sete Igrejas da Ásia. Em Daniel 2.22 diz que “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” , e assim se fez foi revelado para nós o que significa os candelabro em Ap 1.20 “O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.”, outro detalhe interessante é que haviam outras igrejas estabelecidas exemplo: Jerusalém, Antioquia da Síria, Colossos, Tessalônica, Roma, Filipos etc.

1.1 Tipos, simbolos e figuras da igreja

Assembléia dos Santos – Sl 89.7

Lavoura de Deus – 1Co 3.9

Rebanho de Cristo – Jo 10.16

Cidade Santa – Ap 21.2

Vinha – Jr 12.10

1.2 – Sete características nas cartas às Igrejas Ap1,.3

Um Destinatário
Uma autodesignação
Elogio e/ou repreensão
Uma Exortação
Promessa`aqueles que vencerem

Você pode observar que o Senhor trata individualmente tanto corrigindo, elogiando e prometendo algo especifico para cada uma dessas igrejas, veja os casos abaixo.

Éfeso: a igreja que trabalha, era ortodoxa, esforçada  (Ap 2 1-7).

Éfeso significa “desejado” essa igreja abandonou o primeiro amor, ela conscientemente abandonou o AMOR, ou seja, deixou de praticar o AMOR AGAPE. Éfeso estava num ambiente de paganismo, pecado, idolatria e adoração de demônios. A promessa para esse igreja é comer da árvore da Vida. (Ap 2.7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”)

Esmirna: a atribulada.

Esmirna significa “Cheiro suave”, era vitima de ódio e fúria do inimigo, perseguida e sofredora. A promessa feita para essa igreja é que não sofreria a segunda morte.

Pérgamo: A igreja descuidada.

Pergamo significa “elevado” por sofre influencia maligna Pergamo estava situada onde satanás habita, seguia doutrinas nicolaitas, praticas imorais e idolatria. Promessa de recompensa do maná escondido e um novo nome (pedra branca).

Tiatira: a permissiva.

Tiatira significa “sacrifício continuo”. O Senhor conhecia sua obras, seu amor, serviço, perseverança, e por fim as últimas obras eram maiores que as primeiras. Permitia o espirito de Jezabel, ou seja, mente, seduz e engana para conquistar e corromper pela prática da imoralidade. Promessa receberá autoridade sobre as nações.

Sardes: a morta.

Sardes significa “Pedra preciosa, remanescente”, na igreja de Sardes tinha 3 tipos de pessoas: Mortas – pessoas que não querem fazer exatamente nada dentro da igreja. Moribundos (morrendo) e os Vivos. Eu vejo um detalhe nessa igreja de Sardes, os membros dessa igreja em dois estágios contaminantes mortos e morrendo, nesse caso os vivos dessa igreja correm um certo risco de serem contaminados. Promessa: Vestes brancas um nome inapagável que será confessado pelo Senhor.

Filadélfia: tem autoridade de evangelização.

Filadélfia significa “amor fraternal”. Essa é a igreja fiel de porta aberta para a evangelização. Filadélfia possuía poucos recursos  e mesmo assim guarda a palavra e não nega o Nome do Senhor. Promessa: Seria protegida da hora da tribulação.

Laodicéia: a que supre a satisfação pessoal e carências eternas.

Laodicéia significa “direito do povo” essa era insensível as coisas espiritual, deixando de lado as coisas eternas. Laodicéia expulsado Cristo literalmente, tanto é que o Senhor diz “eis que estou a porta e bato”. Promessa ao que vencer sentar-se-á no trono de Cristo, (AP 20.4 – Mt 25.31).

E chegamos a  conclusão, essas coisas que João diz sobre as igrejas podem servir como alerta para os dias de hoje. Todas elas começaram bem e algumas delas chegaram a um estagio deplorável, a ponto de o Senhor dizer para uma delas que vomitaria. Temos que ficar atento e observar como igreja no sentido individual da palavra e consertar e ficar firmes e perseverantes até o fim para obtermos as promessas.

 

 

Descubra o Curso de Hebraico a Distância via Cd-rom em www.universidadedabiblia.com.br/cursos

Com ajuda em Áudio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.